Início » Artefactos e retratos contam percurso da Saúde

Artefactos e retratos contam percurso da Saúde

Por Luísa Jorge

Dentro das muralhas da Fortaleza de Maputo, artefactos e retratos protagonizam a história do Serviço Nacional de Saúde desde a independência até à actualidade. Ali, uma figura é incontornável – Samora Machel – o primeiro Presidente do país que também foi enfermeiro.

À entrada da galeria que se encontra no fundo do recinto da Fortaleza de Maputo, do lado esquerdo, um cartaz a preto e branco e, em formato que recorda um pergaminho, traz a imagem do primeiro Presidente da República (Popular, na altura) de Moçambique, Samora Machel.

Sua expressão facial remete ao cenário dos comícios que em vida habitualmente orientava. Na parte inferior do mesmo cartaz em fundo negro lê-se: “A organização do hospital deve obedecer a esquemas de tal modo rigorosos, que não admitam a mais pequena falha”. Mais abaixo, cita-se: S.M. Machel 4.12.79.

A mensagem ali exposta retrata o nível de envolvimento e zelo que o carismático líder moçambicano tinha com o acto de cuidar e velar pela saúde do próximo. E há razões para tal, afinal de contas, foi enfermeiro de profissão.

Do lado direito da mesma entrada perfilam, em molduras, os retratos dos onze ministros da Saúde que o sector teve até então. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana