Nacional

Arranca construção da nova sede do Município da Matola

Iniciaram recentemente as obras de construção do edifício sede do Conselho Municipal da Cidade da Matola. As mesmas estão a ser erguidas num espaço de 1.4 hectares, nas imediações da cidadela da Matola.

Neste momento decorre a construção das fundações, colocação de estacas, entre vários trabalhos.

Dados revelados durante a visita àquele município da Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, dão conta que a infra-estrutura terá oito pisos e poderá ser concluída nos finais do próximo ano.

A sua edificação foi apresentada e aprovada numa das sessões da Assembleia Municipal.

A iniciativa vem na sequência da constatação de que é imperioso que todos os serviços da autarquia passem a funcionar no mesmo edifício para permitir uma melhor coordenação institucional, para além de reduzir os custos das rendas devido ao aluguer das instalações.

As autoridades entendem que o actual edifício já revela um desgaste e não tem capacidade para acomodar todos serviços municipais. Em consequência disso, maior parte dos serviços autárquicos da Matola, sobretudo as vereações, operam em casas arrendadas e isso acarreta avultadas somas monetárias nos seus cofres.

“Para inverter este cenário, entendemos melhor construir um edifício de raiz, onde podemos acomodar todos os serviços. Isso vai permitir melhor coordenação institucional”, disse Bernardo Dramus.

Segundo Dramus, alguns serviços, como por exemplo, a recolha de impostos continuarão a funcionar nos diferentes bairros ou postos administrativos.  

Na sua interacção com o empreiteiro, Namashulua exigiu o cumprimento dos prazos acordados entre as duas partes, nomeadamente, o dono da obra e o empreiteiro.     

Entretanto, o actual edifício-sede será transformado num museu, onde deverão ser encontrados documentos, imagens, entre vários instrumentos que relatam a história da Matola.

Dados em nosso poder dão conta de que ainda nas imediações da cidadela serão construídas outras infra-estruturas públicas do governo provincial de Maputo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo