Nacional

ARO MOÇAMBIQUE: 28 anos de resiliência no associativismo

Há 28 anos, no dia 11 de Fevereiro de 1994, nascia no salão nobre da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), a Associação Aro Juvenil que viria se transformar na Organização Aro Moçambique, um dos pioneiros no associativismo juvenil em Moçambique.

Inicialmente, como movimentos literário/cultural que publicou os jornais Aro Juvenil e Magazine SIDA, contribuiu para a massificação deste movimento. Na época, a agremiação tinha como enfoque a educação cívica, eleitoral e ambiental e um envolvimento activo em acções de educação fiscal e aduaneira e popularização do imposto, bem assim em actividades de prevenção e educação sobre Saúde Sexual Reprodutiva.

Aliás, na área de saúde implementou ao longo deste período diversas acções para a prevenção e combate ao HIV/SIDA, advocacia e mobilização para o desenvolvimento social. Em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Combate à SIDA lançou cinco obras sobre o HIV/SIDA destinadas aos jovens, nomeadamente: “A SIDA em Moçambique (seleccionado em 2004 pelo Ministério da Educação como Kit Básico de Habilidades de Vida para os Professores Primários), “Informação para Jovens”, “A Experiência e Desafios” e “Por Uma Sociedade Sã e Livre do HIV/SIDA”. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo