Início » Apetrechadas salas da Escola “25 de Junho”

Apetrechadas salas da Escola “25 de Junho”

Por admin
A Escola Primaria Completa 25 de Junho, na cidade de Maputo, acaba de beneficiar de obras de reabilitação e de apetrechamento das respectivas salas de aulas, bem como do bloco administrativo, através de um apoio da Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), um organismo da Universidade Politécnica.

A reabilitação resulta de uma parceria firmada em 2010, entre a FUNDE e o Município de Maputo, tendo como objectivo implementar um novo modelo de gestão em cinco escolas, através da elevação dos padrões de qualidade e desempenho, fazendo com que se equiparem às escolas privadas. A entrega parcial daquele estabelecimento ao Conselho Municipal teve lugar na semana passada, tendo contado a presença do edil de Maputo, David Simango.
Intervindo na cerimónia, o Presidente da FUNDE, Lourenço do Rosário, explicou que esta parceria, a primeira do género na área da Educação, enquadra-se no âmbito da transferência de funções e competências de gestão das escolas primárias do Governo da Cidade de Maputo para a edilidade.
“Queremos implementar as nossas práticas de gestão privada nas escolas públicas, fazendo com que os docentes possam participar nos nossos planos de formação, permitir que os alunos façam parte das nossas actividades de desporto e cultura. Vamos interagir com o município para que os pais, encarregados de educação, comunidade, agentes económicos locais, entre outros intervenientes, olhem para esta escola como um modelo a seguir no meio de tantas que existem à volta”, afirmou o Presidente da FUNDE.
Por sua vez, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, congratulou a iniciativa da FUNDE e referiu que a mesma vai permitir que os alunos aprendam em melhores condições e num ambiente são.
“A Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação compreendeu o alcance da descentralização da gestão das escolas primárias e colocou-se à disposição do Conselho Municipal de Maputo para prestar o seu contributo neste domínio, emprestando a sua experiência”, disse David Simango.
A intervenção da FUNDE na Escola Primária Completa 25 de Junho consistiu na construção do muro de vedação, aquisição de carteiras, reabilitação e pintura de três blocos de salas de aula e do administrativo, revisão da instalação eléctrica, substituição da anterior cobertura e colocação de tecto falso, montagem de dois tanques
de água de 2.500 litros cada, melhoramento dos campos de actividades e dos sanitários, colocação de rampas para deficientes, entre outras obras.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana