Nacional

Antigo Presidente de Cabo Verde chefia missão de observadores

Pedro Pires, antigo Presidente da República de Cabo Verde, vai chefiar uma missão de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais de Moçambique, aprazadas para 15 de Outubro.

Segundo apurou o domingo cada um dos agora nove Estados-membros da CPLP irá também designar um representante para integrar a missão em Moçambique que decorrerá de 09 a 20 de Outubro. Pedro Pires chefiou, pela primeira vez, uma missão de observação eleitoral da União Africana (UA) em Angola constituída por cerca de 60 elementos que estiveram presentes em todas as províncias daquele país da SADC a acompanhar o processo eleitoral de 31 de Agosto de 2012.

A par disso, cerca de 4500 observadores nacionais estarão directamente envolvidos no processo eleitoral, à esteira de um memorando de entendimento assinado recentemente entre a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Observatório Eleitoral (OE).
No entanto, informações facultadas pelo Porta-Voz do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), Lucas José, indicam que mais de 800 jornalistas nacionais e 110 observadores estrangeiros foram já credenciados para acompanharem o processo eleitoral no país.

Lucas José acrescentou ainda que todos estes foram credenciados não só para acompanharem o processo de votação de 15 de Outubro como também as diferentes fases de apuramento eleitoral bem como a campanha ora em curso.

Estes números correspondem às acreditações feitas a nível central. De acordo com a lei, as direcções provinciais também procedem à acreditação de jornalistas e observadores nacionais”, afirmou Lucas José, sublinhando que os 110 observadores estrangeiros são provenientes de diversos países como, por exemplo, Japão, China, Nigéria, Vietname, União Europeia, União Africana, entre outros.                                                                           

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo