OProjecto Mozambique LNG, liderado pela Anadarko, vai apoiar empresas moçambicanas na obtenção de certificação em padrões/normas internacionais, a fim de aumentar a sua capacidade e competitividade para aceder às oportunidades oferecidas por este projecto e a outras oportunidades de mercado.
A Anadarko lançou recentemente uma manifestação de interesse que visa seleccionar empresas especializadas que vão ajudar na capacitação de empresas moçambicanas em requisitos de certificação e apoiar no desenvolvimento de sistemas e procedimentos necessários.
Steve Wilson, vice-presidente e director-geral da Anadarko em Moçambique, afirmou: “No Semináriode Oportunidades Locais (SOL), havido em Agostopassado, em Pemba, e na sequência do diálogo quetemos tido com o Governo de Moçambique, anunciámosque iríamos alocar fundos para o apoio àcertificação de empresas. Primeiro, avaliaremos asnecessidades de certificação dos fornecedores locais,depois criaremos um fundo apropriado, estabeleceremosos critérios de acesso e o cronograma para osfornecedores terem acesso ao programa”.