Início » Alunos regressam às aulas na terça-feira

Alunos regressam às aulas na terça-feira

Por admin

Mais de seis milhões de alunos do ensino primário, secundário e do ensino técnico-profissional regressam às aulas na próxima terça-feira em todo o país. O porta-voz do Ministério da Educação (MINED), Eurico Banze, anunciou que no presente entram em funcionamento cerca de 900 novas escolas do ensino primário.

A distribuição do livro escolar será normalizada na semana que hoje inicia.  

O MINED matriculou para o presente ano lectivo cerca de 6 434 431 alunos, dos quais 5 745 356 do ensino primário e 689 075 do ensino secundário.

Tal como aconteceu nos anos anteriores, 2014 inicia com várias dificuldades ao sector de Educação, nomeadamente aquisição de carteiras, livro escolar, construção de novas escolas ou salas de aulas, contratação de novos professores, entre outras.

Trata-se de situações que, certa maneira, dificultam a realização de actividades escolares. Para o porta-voz do MINED, Eurico Banze, é difícil prever quando é que o país estará livre destes problemas, porque o número de alunos cresce a cada ano que passa.

O MINED ressente-se da falta de quase de tudo. O material escolar não chega para os alunos. Milhares de crianças continuam a estudar sentadas no chão e em baixo das árvores.

Mesmo para resolver estes problemas, Eurico Banze revelou que o país conta neste ano com cerca de 900 novas escolas: 300 para ensino primário de primeiro grau e 600 para segundo grau do ensino primário.

Trata-se de infra-estruturas que poderão dar cobertura aos novos ingressos da primeira classe que nos últimos anos superam um milhão de alunos.

ADOLESCENTES

FREQUENTAM CURSO NOCTURNO

Vários adolescentes com idades compreendidas entre 13 a 15 anos serão obrigadas este ano a frequentar as aulas da oitava classe no turno nocturno, por falta de vagas no curso diurno. Outro recurso para estes adolescentes é o ensino à distância.

Eurico Banze explicou ao domingo que esta situação verifica-se em grande medida nos grandes centros urbanos.

Segundo o nosso entrevistado, esta situação poderá prevalecer por vários anos enquanto a rede do ensino secundário não corresponder à demanda.

CONTRATADOS MAIS

DE OITO MIL PROFESSORES

O MINED contratou para o presente ano lectivo cerca de  8 mil e 500 novos professores para diferentes níveis de ensino, desde primário até formação de professores. 

O porta-voz do MINED anunciou que todos os professores graduados nos institutos tiveram uma colocação. Contudo, a experiência mostra que nem todos vão trabalhar porque alguns podem não aceitar se deslocar para as zonas onde foram afectos.

LIVRO ESCOLAR

JÁ ESTÁ NAS PROVÍNCIAS

O porta-voz do MINED disse que o material escolar da 3ª a 7ª já está em todas as províncias do país, verificando-se ligeiro atraso na distribuição de livros da 1ª e 2ª classe.

Eurico Banze garantiu que o material em falta poderá chegar as províncias a partir desta semana.

Refira-se que para este ano lectivo, o MINED requisitou 13 milhões e 180 mil livros de diferentes disciplinas da 1ª a 7ªclasses.

Nhampassa tem

nova escola secundária

A população do posto administrativo de Nhampassa, distrito de Báruè, província de Manica, passa a ter uma escola secundária construída de raiz. O estabelecimento de ensino, o primeiro de género naquela região, foi financiado pelo Governo e custou cerca de 9.2 milhões de meticais.   

A infra-estrutura é constituída por seis salas de aulas em dois blocos, duas bibliotecas, dois balneários para professores e alunos, um refeitório para funcionários e tem capacidade para albergar 900 alunos. Possui igualmente um sistema de abastecimento de água com respectivo reservatório.

Falando durante a inauguração da escola, actividade inserida na cerimónia de abertura do ano lectivo escolar-2014, o director provincial de Educação e Cultura de Manica, Estevão Rupela, disse que o seu sector continuará a apostar na construção de mais infra-estruturas escolares para garantir melhores condições aos alunos e professores .

Por seu turno, a governadora da província de Manica, Ana Comoane, apelou a população daquele posto administrativo para conservar a infra-estrutura para que a sirva a comunidade por mais tempo.

Referiu com a entrada em funcionamento da escola, os alunos de Nhampassa deixam de percorrer grandes distâncias a procura dum estabelecimento de ensino secundário. As alternativas para os estudantes de Nhampassa eram a localidade de Inhazonia e sede do distrito de Guro que distam a cerca de 40 quilómetros.

Manica//NOVO ANO LECTIVO

Ano lectivo arranca

com défice de livros 

O novo ano lectivo escolar poderá ser manchado pela chegada tardia de livros de distribuição gratuita em Manica. De um total de cerca de 966.418 manuais da primeira a sétima classes  planificados para o presente ano, apenas 14.910 chegaram àquela província.

O Ministério da Educação (MINED) garante que a situação será normalizada na semana que hoje inicia.

Refira-se que oprimeiro lote de manuais foi imediatamente canalizado ao distrito Gondola, que detém maior número de escolas, com um total de 144, na sua maioria de ensino primário do primeiro grau ( 1ª à 5ª classes), sendo por isso que mereceu maior atenção. Outros nove distritos continuam na lista de espera .

Os livros recebidos são das disciplinas de Português, Inglês, Ofícios, Ciências Naturais da quinta, sexta e sétima classes conforme explicou o substituto do porta-voz da Direcção Provincial de Educação e Cultura (DPEC), em Manica, Jorge Araújo.

Jorge Araújo disse que mesmo assim, a quantidade de livros enviados para àquele distrito (Gondola) é insignificante. Só para aquela região, o sector de educação necessita de 177.392 manuais.

O nosso entrevistado esclareceu que a chegada tardia dos livros está a ser originada pela demora do navio que deveria ter atracado no porto da Beira, província de Sofala, na segunda semana do mês de Janeiro findo.

Explicou que a empresa Distribuidora Nacional de Material Escolar (DINAME) ainda não trouxe detalhes sobre a demora, mas assegurou que dentro dos próximos dias os livros estarão em Manica.

Aquele substituto referiu que o número de livros requisitados para este ano é inferior relativamente aos que foram solicitados no ano passado onde as necessidades situavam-se  em 1.023.546 manuais. Esta redução deveu-se à introdução de novos livros de reposição tais como Português (da terceira e quinta classes), bem como Ciências Naturais e Ofícios na sexta classe.

ABERTOS CINCO CENTROS

DE ENSINO À DISTÂNCIA

Sem avançar o número de vagas para cada subsistema de ensino, o porta-voz da MINED em Manica explicou que para fazer face à falta de vagas foram definidas algumas alternativas para os alunos da sétima e décima classes que passam pelo funcionamento do curso nocturno em todas escolas de secundárias com acesso à rede eléctrica.  

Ainda para atender alunos sem vagas nas escolas foram abertos cinco Centros de Apoio de Programa de Ensino Secundário a Distância em Nhamagua (Macossa), Cafumpe (Gondola), Nhamadjessa ( Chimoio), Vanduzi ( Manica) e Inhazónia (Báruè).

De notar que em todos distritos de Manica, o processo de contratação de professores iniciou no passado mês de Dezembro e terminou em meados de Janeiro ultimo, tendo sido recrutados 641 novos professores. Deste número,   486 são do nível primário do primeiro grau (primeira a quinta classe). Outros 69 são de N3 e N2. Para docentes de N1 foram contratados 17 contra 1.635 necessários.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana