Início » Alerta de inundações para… famílias já desgraçadas

Alerta de inundações para… famílias já desgraçadas

Por Jornal domingo

TEXTO DE ABIBO SELEMANE E ALFREDO ARMANDO

Iniciou a época chuvosa no país que vai durar até Março do próximo ano, e o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê chuvas normais com tendência para acima do normal, impactando a vida das populações. No entanto, enquanto se aguarda pelo pico desta época, há famílias que ainda continuam no sofrimento por causa da chuva de 2024-2025.

As suas residências ainda se encontram sitiadas depois de perder vários bens arrastados pela corrente de água. Algumas vias de acesso permanecem interrompidas e houve quem improvisou lanchas artesanais para se movimentar.

Um cenário que se assiste em muitas áreas residenciais nos municípios de Maputo e Matola, onde, inclusive, existem casas abandonadas e os donos não têm esperança de recuperá-las.

Torna-se preocupante porque no meio dessa corrente se reproduzem também cobras. Relatos dão conta que ainda não houve vítimas de picada desses bichos, mas a população mostra-se apreensiva, visto que há crianças inocentemente que brincam naquelas residências transformadas em bacias.

A situação é agravada pela falta de sistemas de drenagem e construções em locais impróprios. Vive-se num desespero, pois a maioria das vítimas que ainda continua a residir em casas alagadas não tem condições para comprar ou arrendar uma residência. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana