Início » Agricultores desencorajados a praticar queimadas

Agricultores desencorajados a praticar queimadas

Por Jornal domingo

ISABEL JEREMIAS

As autoridades do sector da agricultura da província de Manica estão a finalizar o plano orçamental da campanha agrícola 2025-2026, através do qual serão distribuídas sementes certificadas, tendo em conta as boas perspectivas meteorológicas.

“Estamos a organizar o orçamento e a garantir a distribuição de sementes. Nesta campanha, apostamos mais em cereais como milho, arroz e mapira”, avançou Manuel Bacicolo, director provincial de Agricultura e Pescas de Manica.

Esta campanha agrícola arranca com expectativas positivas, uma vez que as previsões meteorológicas apontam para chuvas normais a acima do normal para a região centro do país, onde se inclui a província de Manica.

Perante este quadro, as autoridades do sector estão a lançar apelos aos agricultores para que evitem fazer queimadas descontroladas durante a preparação das suas machambas que sublinham que esta prática têm efeitos devastadores no meio ambiente e contribui para o desmatamento, empobrecimento dos solos e diminuição do pasto disponível para o gado, o que compromete a produção pecuária.

Eva Martinho, camponesa do distrito de Macate, revelou que já iniciou os trabalhos de preparação do campo e aguarda apenas pela chuva para semear milho e mapira. Ela apelou aos colegas agricultores para lavrarem a terra de forma responsável e sem recorrer às queimadas.

Já Cristóvão José, agricultor do distrito de Vanduzi, lamentou os fracos resultados da última safra, atribuídos à estiagem prolongada. Ele mantém a esperança de melhores colheitas nesta nova campanha.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana