Início » Agricultores com tractores a título bonificado

Agricultores com tractores a título bonificado

Por admin

O Governo da província de Manica poderá disponibilizar, ainda este ano, vinte tractores com respectivas alfaias agrícolas, incluindo atrelados, para serem vendidos aos agricultores dos dez distritos

 daquela parcela do país a título bonificado, de forma a dinamizarem as suas actividades.

Para o efeito,  onze máquinas já estão em Manica e espera-se que outras nove cheguem nos próximos dias. A aquisição é do governo provincial através do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA).

O facto foi revelado pelo Secretário Permanente da província de Manica, António Mapure, no encerramento do II Conselho Provincial de Coordenação de Manica, que decorreu na cidade de Chimoio com a duração de dois dias.

Mapure disse que a iniciativa visa galvanizar a actividade agrícola para o aumento da produção e da produtividade bem como garantir a segurança alimentar às populações para o combate à pobreza.

Pretendemos ver os níveis de produção e produtividade a crescerem.   A nossa província tem condições climáticas e solos favoráveis para a prática agrícola. Se forem bem aproveitadas podemos eliminar a fome em pouco tempo. É nessa perspectiva que o Governo, através de outros parceiros, optou por apoiar os agricultores com essas máquinas. Ele poderão adquiri-las a um preço muito baixo para produzir e garantir a segurança alimentar nas comunidades”, disse António Mapure.

Questionado sobre o preço real de cada tractor para o camponês, disse que “serão vendidos a um preço que tem em conta as capacidades dos agricultores. O objectivo é fazer com que esses agricultores consigam produzir mais comida.”

Pelo que se sabe, no mercado uma máquina custa aproximadamente 1.2 milhão de meticais.

Num outro desenvolvimento, António Mapure referiu que na campanha agrícola 2012/13 a província produziu mais de dois milhões 300 mil toneladas de culturas diversas, com destaque para cereais. A cifra superou as metas estabelecidas, que eram de mais de 2.2 milhões de toneladas.

Anualmente, de acordo a nossa fonte, as necessidades alimentares da província estão situadas em de 1.3 milhão de toneladas. Com esta produção global, estão disponíveis mais de 300 mil toneladas de culturas diversas para reserva alimentar.  

Dados em nosso poder indicam que na presente campanha agrária foi cultivada uma área de 937.912,11 hectares, dos quais 795,644 na primeira época e 142,267.28 na segunda, correspondente a um crescimento na ordem de 10 por cento, e foi utilizado um universo de  1175 juntas e 83 tractores, em toda província.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana