Nacional

Agricultores beneficiam de financiamento

Seis cooperativas agrárias localizadas nos distritos de Moma, Angoche, Mogovolas e Monapo, na província de Nampula, beneficiaram-se de um financiamento de um milhão e 500 mil meticais para a produção e comercialização agrícola.

O financiamento enquadra-se no âmbito da implementação do Projecto de Desenvolvimento de Agro-Negócios-PDAN, levado a cabo pela Associação Moçambicana Para a Promoção do Cooperativismo Moderno-(AMPCM) em parceria com a Norges Vel, uma agência de desenvolvimento da Noruega.

O projecto visa contribuir para o aumento da renda das famílias através da promoção de empresas cooperativas viáveis e sustentáveis como meio de fortalecer as iniciativas de negócios e criar riqueza.

Os beneficiários serão treinados em planificação de negócios, elaboração de planos de negócios e a procura de fontes para financiamento.

De acordo com o Coordenador de actividades da AMPCM para a região norte, Natalino Barnete, o valor foi distribuído com base nas necessidades apresentadas no plano de negócio de cada uma das cooperativas e os beneficiários tem um prazo de sete meses para reembolsar o valor recebido com uma taxa de juros de 12.5%

A fonte disse esperar que volvidos sete meses, período em que o crédito deve ser totalmente saldado, as cooperativas beneficiadas honrem com os seus compromissos de forma a criar um ambiente favorável para que as outras organizações que almejam financiamento, num futuro próximo, também possam se beneficiar.

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo