Início » AFIRMA PRIMEIRA-MINISTRA: Imprensa deve continuar a ser pilar de cidadania

AFIRMA PRIMEIRA-MINISTRA: Imprensa deve continuar a ser pilar de cidadania

Por Jornal domingo

A Primeira-Ministra, Benvinda Levi, exorta a imprensa a continuar a ser um pilar de cidadania, que eduque, informe e forme opiniões com responsabilidade, ajudando os cidadãos a tomar decisões conscientes para o bemcomum do Estado moçambicano .

A governante falava sexta-feira, em Maputo, por ocasião do Seminário Nacional de Auscultação do Pacote Legislativo das leis de Comunicação Social e da Radiodifusão. Na ocasião, instou os jornalistas a produzir uma lei de imprensa que responda, de entre outros aspectos, à consolidação da paz e da unidade nacional, assegurando que a comunicação social seja veículo de diálogo, tolerância, reconciliação e combate aos discursos que promovem divisão e/ou exclusão.

 “É necessário promover a diversidade cultural e linguística do país, valorizando a riqueza das nossas diferentes expressões e garantindo que todas as comunidades se reconheçam e se sintam representadas nos meios de comunicação social”, afirmou a Primeira-Ministra, que também espera o reforço da confiança entre cidadãos, instituições, através da promoção da verdade, da ética profissional e da postura responsável no exercício da liberdade de imprensa e expressão.

Frisou que a aprovação da nova Lei de Imprensa será um passo determinante para a valorização dos profissionais da comunicação social no país, destacando para o efeito a introdução da carteira profissional de jornalista.

Neste sentido, reiterou que a carteira profissional não será apenas um documento de identificação, mas um reconhecimento oficial da profissão, conferindo-lhe legitimidade na sua actividade, bem como uma protecção contra o exercício ilegal ou abusivo da profissão. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana