Adoptar uma resposta coordenada, inovadora e solidária para enfrentar os desafios da gestão de recursos hídricos e zonas costeiras, no contexto das alterações climáticas, é um dos desafios lançados esta manhã, em Maputo, pelo Presidente da República, Daniel Chapo, na abertura do 16º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos (SILUSBA) e do 11º Congresso de Planeamento e Gestão de Zonas Costeiras de Países de Expressão Portuguesa.
O Chefe do Estado moçambicano sublinhou a importância estratégica dos dois eventos para África, a região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e Moçambique.
Os encontros decorrem sob o lema: “Gestão dos Recursos Hídricos e das Zonas Costeiras em Cenários de Adaptação Climática,” e reúnem especialistas de vários países lusófonos e assumem particular relevância para Moçambique, país que partilha nove das quinze principais bacias hidrográficas da África Austral.
351
Artigo anterior