Início » Aeroporto de Maputo atinge um milhão de passageiros

Aeroporto de Maputo atinge um milhão de passageiros

Por admin

O Aeroporto Internacional de Maputo ultrapassou a cifra de um milhão de passageiros, no passado dia 29 de Dezembro último, passando assim a ser considerado como um terminal aeroportuário produtivo.

Em termos numéricos, foram registados naquele terminal aeroportuário 1.790.000 passageiros ao longo do ano findo, o que fez elevar o nível do seu estatuto como Aeroporto Internacional de Maputo.

Segundo referiu o director do aeroporto, Acácio Twendue, passam doravante a colocar-se novos desafios para a empresa Aeroporto de Moçambique (ADM) em termos de gestão aeroportuária pelo facto de se ter alcançado aquela cifra.

Conforme destacou Twendue, aeroportos que processam abaixo de um milhão de passageiros por ano são classificados como sendo improdutivos pelo sector da aviação civil.

O presente resultado, de acordo com o director do Aeroporto de Maputo, teve como pano de fundo os diversos investimentos que foram sendo levados a cabo pela empresa ADM, no que diz respeito à modernização e ampliação do terminal aeroportuário da capital do país, bem como do sistema de controlo de tráfego aéreo e das obras em curso do melhoramento das pistas, caminhos de circulação e placas de estacionamento de aeronaves.

Ainda em relação aos investimentos realizados, tem sido verificado que, de a cinco anos a esta parte, registou-se um aumento significativo de tráfego no Aeroporto de Maputo, motivado sobretudo pelo facto de muitas companhias aéreas estarem a voar para o terminal aeroportuário da capital moçambicana.

Sabe-se que, nos finais do ano passado, a “Turkish Airlines” passou a realizar voos para Maputo, a “Qatar Airlines” tem estado a realizar ligações regulares para a capital do país, assim como existem ligações diárias das companhias “South Africa Airways”, da “Kenya Airways” e da “Ethiopian Airlines”.

“Um milhão de passageiroschama-nos para mais desafios. Não vamos parar por aqui. Vamos trabalhar mais para atrair tráfego, para que o nosso aeroporto continue a ser melhor porta de entrada do nosso país. Que o nosso aeroporto seja o espelho daquilo que Moçambique é. Esperamos que este ano atinjamos números muito maiores que este, se compararmos com os cerca de 992 mil passageiros que tivemos ao longo de 2014”, afirmou Twendue.

Apesar de ter sido registada uma redução em termos de voos regionais, motivado pela abertura de novas rotas para os outros aeroportos nacionais, o número de passageiros conheceu um aumento. Sabe-se que, em 2014, foram registados 25.478 voos, até o último dia do ano passado tinham sido contabilizadas 21.020 partidas e chegadas de aeronaves.

“Mesmo assim, o número de passageiros aumentou. Significa que o nível de ocupação e o número de lugares, que cada companhia aérea vende para cada voo, aumentou e há maior rentabilidade para quem voa para Maputo. As taxas de ocupação por cada aeronave podem estar acima dos 70 por cento, o que é muito bom porque há maior rentabilidade para as companhias e o avião é usado na sua máxima capacidade. Isso torna um aeroporto mais atractivo quando se está nessas condições”, frisou.

De referir que, o Aeroporto de Maputo aumentou a sua capacidade de processamento de passageiros, tendo passado de um nível de 150 mil, com o antigo terminal, para cerca de quatro milhões com as actuais instalações.

Nas actuais instalações, foi criada uma área de estacionamento para voo regionais e internacionais, assim como uma outra reservada para voos domésticos, estando ainda a ser preparado um espaço de estacionamento junto ao terminal de carga, com a capacidade para quatro aeronaves.

De notar que, ao longo da última quadra festiva verificou-se um aumento de voos, tendo sido registado por dia cerca de 12 partidas, facto que tem sido tradicional nestas épocas do ano.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana