Início » Adriano Maleiane destaca papel da floresta de miombo

Adriano Maleiane destaca papel da floresta de miombo

Por Idnórcio Muchanga

A floresta de miombo é de extrema importância para a protecção do meio ambiente, reconheceu, hoje, em Maputo, o Primeiro-Ministro, Adriano Maleine, na abertura da primeira conferência regional sobre o maneio deste recurso, evento que decorre até amanhã.

Na ocasião, Maleiane referiu ainda que os miombo representam um dos melhores ecossistemas de florestas tropicais a nível de África e do mundo, além de contribuir para  regulação do clima.

Com efeito, segundo Maleiane, a floresta de miombo é responsável pela manutenção do rio Zambeze, ao longo da qual vivem mais 40 milhões de pessoas dos oito países atravessados por esta bacia hidrográfica.

Este tipo de vegetação cobre de cerca de 1.9 milhão de quilómetros quadrados em sete países da SADC, beneficiando, em termos económicos, perto de 300 milhões de pessoas, através da exploração de recursos minerais, florestais, agrícolas, pesqueiros, energéticos, turísticos, entre outros.

No caso de Moçambique, esta vegetação representa 2/3 da cobertura florestal, desde a província de Gaza até ao Rio Rovuma.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana