Início » A outra face do Estádio Nacional do Zimpeto

A outra face do Estádio Nacional do Zimpeto

Por Idnórcio Muchanga

O Estádio Nacional do Zimpeto, a principal sala de visitas da selecção nacional de futebol, tem-se revelado apetecível para outras actividades. Nos últimos tempos, tem acolhido cultos religiosos, para além de eventos de natureza social e política.

Trata-se de uma alternativa de rentabilização encontrada pelos gestores do empreendimento desportivo para atender às suas necessidades correntes e relativas à manutenção.

Construído em 2011 para acolher algumas modalidades dos X Jogos Africanos, o Complexo Desportivo do Zimpeto compreende a Vila Olímpica, o estádio de futebol, a pista de atletismo e piscinas olímpicas.

O estádio tem debaixo das bancadas vários compartimentos que albergam instituições públicas e privadas, como por exemplo o Fundo de Promoção Desportiva, o Instituto Nacional do Desporto, um quartel do Corpo de Salvação Pública, a Escola Superior de Jornalismo, balcão da Autoridade Tributária de Moçambique, escritório de uma cooperativa do serviço de transporte público de passageiros, restaurante e esquadra da Polícia da República de Moçambique.

Nas imediações do complexo desportivo funcionam bombas de abastecimento de combustível, outra fonte suplementar de receitas.

A infra-estrutura possui ainda dois salões com capacidade para acomodar 250 pessoas cada, que são, inclusivamente, usados para festas.

Assiste-se, sobretudo, ao fim-de-semana uma verdadeira romaria, com movimento desusado de grupos de pessoas, em ambiente de festa, que entram e saem do estabelecimento.

Não raras vezes, o recinto também é usado para cerimónias de graduação por algumas instituições de ensino sediadas na província e cidade de Maputo. Leia mais…

Texto de Abibo Selemane
abibo.selemane@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana