Texto de Abibo Selemane
Um total de 567 sites foram conectados à rede electrónica do Governo (GovNet), desde que entrou em funcionamento em 2004, sendo 183 instituições públicas do nível central, 252 provincial, 111 distritos, nove municípios e 12 serviços distritais.
Contudo, até final do presente ano, 2015, serão conectados à rede mais 33 sites, totalizando 600.
Esses dados foram tornados públicas em Pemba, Província de Cabo Delgado, pela diretora-geral do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Dulce Chilundo, durante o decurso do seu III Conselho Consultivo, cujo lema é Fortalecendo os Alicerces da Sociedade de Conhecimento, rumo ao Desenvolvimento do País.
Entretanto, o Governo está a levar a cabo o processo de formação sobre as tecnologias de informação e comunicação nos diferentes pontos do país. Para o efeito, foram formados este ano cerca de 12 mil pessoas, nomeadamente funcionário do Estado, assim como o público em geral.
Dulce Chilundo referiu que o INTIC tem vindo a capacitar-se para lidar com as exigências do mercado de tecnologias de informação e comunicação (TICs) nacional e regional, bem como a actual e futuras situações de uso intensivo e generalizado de tecnologias de informação e comunicação no país.
No entanto, o INTIC está a enfrentar alguns constrangimentos, sobretudo, na área de recursos humanos.
Infelizmente, a nossa administração pública em geral e o INTIC em particular não tem conseguido criar incentivos que concorrem para a retenção de profissionais por forma a evitar a fuga dos mesmos para o sector privado, aonde o empregador promete pagar mais consoante a especialidade, disse.
Texto de Abibo Selemane