DestaqueNacional

41 ANOS DO SEMÁRIO DOMINGO: Guerra Rússia-Ucrânia significa fim da ordem monopolar

– defende Prof. Doutor Paulo Wache  

O conflito entre a Rússia e Ucrânia, no contexto da política global, é mais um sinal do fim do período unipolar, com a queda da hegemonia política do Ocidente, segundo defende  o Prof. Doutor Paulo Wache.

Na sua opinião, no lugar de uma crise multipolar, como se pode interpretar o caso da guerra russa-ucraniana é, na verdade, uma consolidação multipolar, em que se passou a ter várias outras potências mais ou menos do mesmo nível.

Isso significa que o Ocidente, quem vem tentando impor a ordem entre os Estados, já não consegue fazê-lo da mesma maneira que antes porque surgiram novos polos de poder por si reconhecidos, o que conduz àquilo que Paulo Wache chama de equilíbrio de poder.

É daí que saímos de uma ordem monopolar para multipolar”, disse  Wache, acrescentado que enquanto o Ocidente se achava capaz de impor a ordem mundial o fez, recorrendo a mecanismos diplomáticos e/ou à força.

Citou como exemplos de do uso da força, as intervenções militares feitas no Iraque, Líbia e Síria.  “No entanto, o mesmo Ocidente não foi capaz de demover a Rússia para a retira-la da Crimeia, o que significa que perdeu, de algum modo, a capacidade de manter a ordem mundial”, explicou.

Paulo Wache falava na manhã de hoje, durante uma palestra subordinada ao tema “GUERRA Russo-Ucraniana: Crise da Ordem Multipolar?”, organizada pelo jornal domingo, no âmbito da celebração dos 41 anos que se assinalam no próximo dia 25 de Setembro.

O Prof. Doutor Paulo Wache é docente e director académico da Universidade Joaquim Chissano, antigo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e colunista neste semanário, cujos textos estão a  ser editados em livro.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo