TEXTO DE BERNARDO JEQUETE
A Universidade Católica de Moçambique (UCM) realizou hoje, a XIV cerimónia de graduação da Faculdade de Engenharia (FENG) e a XII do Instituto de Educação a Distância (IED), onde colocou no mercado de trabalho 306 novos técnicos superiores, que inclui os graus de licenciados, mestres e doutores.
O Secretário do Estado em Manica, Lourenço Lindonde, destacou que as áreas de formação dos graduados alinham-se com as prioridades estratégicas do Governo, daí que incentivou os novos profissionais a aplicarem as competências adquiridas para não apenas se destacarem individualmente no mercado, mas também para contribuírem positivamente para as suas comunidades.
“Queremos especialmente felicitar a Universidade Católica por ter, nesta edição, um número elevado de mulheres graduadas. Isso é um sinal inequívoco de que o ensino superior caminha para uma maior inclusão e equidade de género”, afirmou Lindonde.

O Secretário de Estado aproveitou também a oportunidade para recomendar àquela universidade para que continue a investir na formação contínua do corpo docente e técnico-administrativo e também na reabilitação das infra-estruturas escolares.
Sublinhou a importância da actualização constante em tecnologias de informação e comunicação, essenciais para garantir a qualidade do ensino à distância, e destacou que o alinhamento contínuo entre ensino, pesquisa e extensão com os desafios de desenvolvimento nacional é crucial.
“Os nossos estudantes devem estar preparados para contribuir activamente na resolução de problemas sociais, políticos, económicos e culturais das suas comunidades”, concluiu.