Pelo menos 268 pacientes sob efeito de álcool e droga foram atendidos no terceiro trimestre do presente ano, na província de Maputo.
A informação foi tornada pública hoje, pelo Secretário de Estado em Maputo, Henriques Bongece, que referiu que é preocupação do Estado o número crescente de adolescentes e jovens consumindo drogas.
No terceiro trimestre do ano passado foram atendidos 182 pacientes. O aumento é de 19 por cento, sendo maioritariamente indivíduos de 15 a 40 anos de idade.

Bongece falava na conferência provincial de educação sobre o consumo de drogas e álcool por alunos que decorre no distrito de Boane, província de Maputo, uma iniciativa de Externato Ideias Válidas, cujo objectivo é encontrar formas de erradicar o consumo de drogas e bebidas alcoólicas nas escolas.
Na ocasião, Bongece referiu que a escola não é origem do problema, mas ela pode e deve ser parte essencial da solução, pois é dentro da escola que se formam valores, despertam-se consciência e abrem-se caminhos para escolhas saudáveis e responsáveis.