Início » 250 mil famílias necessitam de apoio alimentar

250 mil famílias necessitam de apoio alimentar

Por admin

O director do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), João Ribeiro, disse semana finda em Maputo que cerca de duzentas e cinquenta mil famílias nas províncias de Gaza, Zambézia e

 Maputo, necessitam de assistência humanitária, de modo a normalizarem suas vidas após as cheias que assolaram o país nos passados meses de Janeiro e Fevereiro.

Estes dados foram avançados durante a cerimónia da entrega de donativos destinados às vítimas das cheias pela empresa de telefonia móvel Movitel. Trata-se de duzentos cartões de telefone celular, seis mil quilogramas de arroz, mil e quinhentos quilogramas de açúcar castanho, a mesma quantidade de óleo alimentar, trezentos mil quilogramas de sal, mil redes mosquiteiras, duzentas tendas com uma capacidade de albergar oito indivíduos, entre outros diversos produtos, avaliados em duzentos mil dólares de norte-americanos.

Por outro lado, a Movitel ofereceu cerca de 150 cartões de telefone celular( contendo 100 meticais de crédito) e dez telemóveis para facilitar a comunicação entre a INGC e os comités locais de gestão de risco em todo o país.   

A par destas doações , está em curso a aquisição de insumos agrícolas e os respectivos instrumentos para a ser enviado à província de Gaza para prática de agricultura através de recursos financeiros que algumas empresas forneceram ao INGC visando minimizar o sofrimento das famílias afectadas pelas últimas enxurradas. 

Depois da entrega do donativo, João Ribeiro assegurou que os diversos produtos oferecidos pela Movitel serão canalizados às vítimas, nas províncias de Gaza, Maputo e Zambézia, através do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), apesar de ter passado o tempo chuvoso.

Dados em nosso poder indicam que CENOE possui mais de 149 toneladas no armazém de stock, que vão garantir a alimentação de aproximadamente 150 pessoas que ainda encontram-se nos centros de acomodação. Este apoio vai continuar até que as famílias regressem às suas zonas de origem.

Segundo o Administrador da Movitel, Ramos Sengo, este é um momento difícil para milhares de famílias vítimas das cheias no país, principalmente na Província de Gaza. “Nos juntamos a causa, dando o humilde contributo que fará diferença na vida destas famílias”, disse.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana