Dezasseis projectos de micro, pequena e médias empresas de diferentes ramos de empreendedorismo receberam, hoje, financiamento, nos distritos de Matola e Boane, província de Maputo.
Os montantes disponibilizados variam de 80 a 850 mil Meticais, cada projecto, dependendo do tipo de investimento.
Trata-se de uma iniciativa da GAPI em parceria com a Mozal, cujo objectivo é fortalecer o empreendedorismo nas comunidades dos dois distritos, aumentar a renda das famílias e promover a criação de empregos.
Os projectos beneficiados são de investimento nas áreas de educação, avicultura, agricultura, comércio, transporte, entre outros.
Falando durante a cerimónia o governador da província de Maputo, Manuel Tule, incentivou as outras empresas que operam naquela província para no âmbito da responsabilidade social abraçarem esta iniciativa que ajuda a promover o desenvolvimento sócio-económico nas comunidades e garantir emprego de muitos cidadãos.
Incentivou ainda os beneficiários, no sentido de não desviarem a aplicação do investimento, pois isso pode comprometer a concretização dos planos e atrasar a devolução do dinheiro.
O presidente da Comissão executiva da GAPI, Adolfo Muholove, disse que o financiamento aos empreendedores nos distritos de Boane e Matola decorre desde o ano de 2023, com um investimento previsto de 77.4 milhões de Meticais para um período de cinco anos.
Volvidos dois anos de execução os resultados são satisfatórios, pois os investidores estão a garantir o emprego de muitos cidadãos, e regista-se ainda o desenvolvimento sócio-económico.

