A empresa que opera no sector da saúde (Electromed) procedeu hoje, à entrega de 16 mil pares de luvas cirúrgicas à Direcção Nacional de Assistência Médica, do Ministério da Saúde, com vista a ajudar no pronto-socorro às vítimas das cheias e inundações nas províncias de Maputo e Gaza.
Falando no acto da entrega, Milton Muiambo, director comercial da Electromed, disse que a contribuição tem em vista apoiar as brigadas da saúde na assistência às famílias, bem como as acções do Governo para mitigar o impacto das cheias e inundações no país.
“Sentimo-nos sensibilizados com a situação e estamos aqui para manifestarmos a nossa solidariedade para com às vítimas das calamidades”.
Por sua vez, Nelson Mucopo, director Nacional de Assistência Médica, afirmou que o equipamento será encaminhado aos centros de abastecimento onde será feito o plano de distribuição para as unidades médicas que estão a auxiliar as populações vítimas das enxurradas.
Mucopo apela às empresas fornecedoras de insumos médicos a se juntarem na causa com vista a atender às famílias que necessitam de assistência médica nos centros de acomodação.
O dirigente exorta às famílias que estão nos centros de acolhimento a obervarem as medidas de prevenção de doenças de origem hídrica, como diarreias, cólera e malária que poderão ocorrer nesta época chuvosa.
“As pessoas devem cumprir o tratamento da água, lavagem dos alimentos, limpeza das áreas habitacionais ou centros de acomodação, entre outras medidas, de modo que não tenham doenças”.

