Início » 16 DIAS DE ACTIVISMO SOBRE VIOLÊNCIA: Pintar o mundo de laranja

16 DIAS DE ACTIVISMO SOBRE VIOLÊNCIA: Pintar o mundo de laranja

Por Idnórcio Muchanga

Acorrida está lançada! A ideia é forte e sugestiva: pintar o mundo da mulher e da rapariga de laranja. Falamos de um intenso movimento lançado, quinta-feira finda, na localidade de Maguiguane, distrito de Magude, província de Maputo. A simbologia desta cor, liberdade e prosperidade, encaixa-se nos objectivos traçados pelo Governo, através do Ministério do Género, Criança e Acção Social, avançados pelo vice- -ministro daquele pelouro, Lucas Mangrasse, no acto do lançamento.

O governante explicou que a campanha, que termina a 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, é internacional e tem por objectivo sensibilizar e mobilizar os indivíduos, as famílias, comunidades e os estados ou governos para a realização de acções concretas de prevenção e combate à violência contra mulheres e raparigas. As actividades são feitas a vários níveis, desde a sensibilização, capacitação dos vários intervenientes na prevenção, combate e assistência às vítimas de violência, entre outras actividades.

O convite é, portanto, dirigido a toda sociedade: “família, líderes comunitários, religiosos, sociedade civil, instituições públicas e privadas, a participar na promoção e respeito dos direitos da mulher e rapariga, através de medidas coordenadas e para que as nossas intervenções resultem na redução dos casos de violência doméstica e baseada no género”, explicou Mangrasse.

ENTERRAR A VIOLÊNCIA

O nosso país tem várias frentes que visam travar o desfavorecimento a nível do género, bem como a violência contra mulher e rapariga. Mas, mais do que isso, procura-se desvendar e eliminar ideias pré-concebidas em torno destas figuras, tendo em conta que, “tempos atrás, violentar uma mulher fisicamente ou psicologicamente era algo normal, cultural”, afirmou Esperança Miranda, chefe do Gabinete do Atendimento da Família do Comando distrital de Magude. Leia mais…

Texto de Carol Banze
carol.banze@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana