Início » SAÚDE: Mãos e pés gelados algumas causas e o que fazer

SAÚDE: Mãos e pés gelados algumas causas e o que fazer

Por Idnórcio Muchanga

Sentir as mãos e os pés gelados é um problema relativamente comum e que é considerado completamente normal quando acontece durante os dias mais frios de Inverno, quando a temperatura exterior está muito baixa. No entanto, quando este sintoma é muito frequente ou quando surge quando não está frio, também pode ser um sinal de problemas mais graves, especialmente diabetes, má circulação, hipotireoidismo ou até doenças cardíacas.

As causas mais comuns são:

  1. Temperatura fria

As mãos e pés podem ficar gelados quando a temperatura exterior está mais baixa que o habitual.

  • Estresse

O estresse faz com que exista uma liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina no sangue, o que aumenta o aperto nos vasos sanguíneos e provoca uma diminuição do fluxo sanguíneo.

  • Fumar

O cigarro promove a contracção dos vasos e aumenta o acúmulo de placas de gordura nas artérias, o que faz com que o sangue tenha uma maior dificuldade em passar e chegar às extremidades do corpo como mãos e pés.

  • Má circulação

As mãos e os pés podem ficar gelados se existir má circulação, uma vez que a má circulação é uma situação onde existe dificuldade de o sangue passar pelas artérias ou veias.

  • Anemia

A anemia é uma doença que se caracteriza por uma diminuição de glóbulos vermelhos no sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigénio, permitindo que chegue a todas as partes do corpo.

  • Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma doença grave que se caracteriza pela incapacidade de o coração bombear o sangue que o corpo necessita, o que significa que o sangue pode não conseguir fornecer os nutrientes e o oxigénio suficientes.

Atenção: É importante consultar um médico quando, além de mãos e pés gelados, surgem outros sintomas, como: pontas dos dedos muito brancas; unhas, pontas dos dedos ou lábios arroxeados; inchaço das pernas e pés; sensação de formigamento nas extremidades do corpo; dor nas panturrilhas ao andar; sensação de desmaio; aumento dos batimentos cardíacos; cansaço frequente.

Fonte: https://www.tuasaude.com/ pes-e-maos-frias-podem-indicar-ma-circulacao/

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana