Início » SAÚDE: Dicas para curar ressaca

SAÚDE: Dicas para curar ressaca

Por Idnórcio Muchanga

Beba muita água

O álcool tem efeito diurético, o que significa que ele aumenta a eliminação de líquidos pela urina. Em consequência, o organismo sofre com a desidratação, responsável por boa parte dos sintomas de ressaca.

Tenha cuidado com medicamentos 

Você até pode recorrer a um analgésico ou anti-inflamatório para aliviar a dor de cabeça ou tomar medicamentos comummente associados ao combate à ressaca, mas é preciso ter muito cuidado com a automedicação. O paracetamol, por exemplo, não é indicado para curar ressaca, pois sua metabolização pode sobrecarregar ainda mais o fígado. Dessa forma, é sempre importante ter orientação do médico ou do farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Não exagere no café

Uma chávena de café até pode dar-lhe mais energia para enfrentar um dia de ressaca e ajudar a aliviar a dor de cabeça, mas não deve exagerar.

Aposte em frutas e em sumos naturais

Os sucos naturais recém-preparados contêm boas doses de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes que favorecem a desintoxicação do organismo e auxiliam a curar a ressaca. Além disso, o açúcar natural das frutas ajuda a repor os níveis de glicose do sangue sem exageros.

Coloque mel no seu desjejum

Pode parecer impensável comer alguma coisa logo que você acordar depois de uma bebedeira, mas é preciso fornecer energia ao seu corpo para que ele se recupere. Para facilitar, aposte em alimentos como torradas ou cereais, que são de fácil digestão, e acrescente uma colher de mel. Esse ingrediente é rico em frutose, o mesmo açúcar encontrado nas frutas, e tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam seu organismo a livrar-se do mal-estar.

Faça refeições leves

Como o fígado, o estômago e o intestino estão sobrecarregados pelo excesso de álcool, pelo que é recomendável evitar o consumo de alimentos pesados para que esses órgãos possam recuperar-se.

Repouso

Seu corpo está sofrendo pela intoxicação, você está irritado e seu nível de atenção está reduzido. Por isso, se possível, procure descansar, evite fazer esforço físico e tenha uma boa noite de sono.

Fonte(s): Boa Saúde, Minha Vida e Tua Saúde

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana