Nacional

Bento Venâncio vence prémio de jornalismo africano

O jornalista Bento Venâncio, editor de Sociedade do Jornal domingo, venceu o Prémio CNN/Multichoice 2014 na Categoria de Notícias Gerais de Língua Portuguesa (Imprensa).

O nosso colega recebeu o prestigiado prémio em Dar-es-Salaam, numa cerimónia presidida por Jakaya Kikuete, Presidente da República Unida da Tanzania.

Vinte e oito finalistas participaram na cerimónia, seleccionados de mais de 1300 entradas registas em todo o continente africano.

Bento Venâncio venceu com o seu artigo ‘Corrupção no Património do Estado (série de cinco reportagens de investigação, publicada em diferentes datas no semanário domingo), onde procura desvendar os meandros de abate ilicito de viaturas no Aparelho de Estado.

Ao longo de um período de vários meses, o jornalista moçambicano conseguiu obter vários documentos oficiais e juntar as peças de um complexo puzzle de peculato e simples roubo de bens do Estado num quadro de nepotismo e ganância.

Além disso, este trabalho de investigação resultou no despedimento de vários dos funcionários envolvidos e na suspensão dos leilões de bens do Estado em Moçambique enquanto o Governo reavalia todo o processo. “Corrupção no Património do Estado” é uma série brilhante de artigos de jornalismo de investigação, de fácil leitura, que corajosa e minuciosamente trouxe ao de cima o assunto tabu da corrupção e conseguiu produzir resultados – caso raro no nosso continente”, avaliou o júri.

De notar que Bento Venâncio já conta com 15 prémios de jornalismo (entre nacionais e internacionais), destacando-se como um dos mais brilhantes jornalistas de investigação do país.

Na categoria de televisão e rádio o vencedor foi o compatriotaBrito Simango, da  Televisão de Moçambique, que reporta a caça furtiva do elefante e do rinoceronte no Parque” Transfronteriço do Grande Limpopo.

Trata-se, igualmente, de uma investigação exaustiva sobre a morte e a destruição nas reservas naturais que abrangem Moçambique, a África do Sul e o Zimbabwe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo