Economia

Dia aberto da Universidade correspondeu as expectativas

A Universidade Eduardo Mondlane, em parceria com outras instituições do Ensino Superior, sediadas na capital e Província de Maputo, abriu as portas para estudantes do ensino secundário e seus

 encarregados de educação para mostrar os cursos que oferece para futuros estudantes. O acto que é o primeiro do género realizou-se no campus da UEM e foi testemunhado pela presença do Vice-Ministro de Educação, Arlindo Chilundo e de todo staff de direcção da mais antiga instituição do Ensino Superior no país.

Esta realização que ainda se insere nas celebrações dos 50 anos do Ensino Superior no país constituiu, tal como disse o representante do governo, uma oportunidade de reflexão sobre os caminhos trilhados.”Bem como a visão que hoje dá o suporte, a sua plena participação no desenvolvimento de Moçambique”, acrescentou.

Arlindo Chilundo clarificou aos futuros candidatos ao Ensino Superior que este nível está estruturado em três ciclos nomeadamente o grau de Licenciado, Mestre e Doutor. “A duração dos cursos oferecidos numa certa instituição depende das características específicas de cada curso ou programa e da sua especificidade”, sublinhou.

O governo mostrou-se optimista com os resultados que vão resultar deste Dia Aberto.”Esperamos que ajude a mais jovens a saber optar pelos cursos para os quais estão vocacionados e que essas escolhas ajudem a equilibrar a relação entre os cursos em ciências sociais e humanidades e os das ciências naturais e tecnológicas”, avançou.

Por seu turno, o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando Quilambo chamou atenção aos próximos candidatos que a formação superior não era o garante de um emprego excelente, de um salário alto e muito menos da melhoria das condições de vida.” A escolarização, a instrução, a formação de modo geral, faculta ferramentas úteis para que, uma vez formado, o graduado possa enfrentar o mundo a sua volta”, enfatizou.

Quilambo frisou que o momento trata-se do início de um processo de escolhas cada vez mais responsáveis e no sentido da criação ou aprimoramento da paixão pela ciência. “O apelo que vos deixo é de que consultem, leiam, informe-se, visitem as instituições. A escolha por uma área científica deverá suscitar em vós, exactamente esta paixão pelo saber, por explorar, por conhecer, por descobrir…”, disse.

 

ESTUDANTES

ENTUSIASMADOS

 

Dezenas de estudantes de diversas escolas da capital e Província de Maputo responderam com o entusiasmo este evento da Universidade Aberta. “Estamos muito felizes por estarmos aqui. Este acontecimento abriu nos horizontes”, foi a reacção em uníssono de alguns estudantes.

 Tamara Maura que frequenta a 12 da secção de Letras na Escola Secundária de Malhazine foi categórica:

“Já vinha com o conselho da minha mãe que é de cursar me em Gestão Turística ou Relações Públicas. Quero concorrer na UEM ou UP. As explicações que recebi serviram para me cativar mais”.

Nildo Fernando aluno da 10 classe da Escola Secundária HeróisMoçambicanos disse que tinha paixão por se formar como Engenheiro de Som.”Espero obter mais detalhes sobre os cursos que as instituições de modo fazer boa escolha”, adiantou

Osvaldo Mapsanganhe, da Escola Secundária Eduardo Mondlane a frequentar a secção de Ciências da 12 classe foi peremptório:  “A minha escolha já está feita. Quero fazer EngenhariaMecânica ou Electrónica. Explicaram-me que tenho que potenciar os meus conhecimentos nas disciplinas de Física e Matemática. Creio que vou conseguir e entrar aqui na UEM”, mostrou-se optimista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo