Início » Rússia e EUA retomam parceria espacial

Rússia e EUA retomam parceria espacial

Por Idnórcio Muchanga

A Nasa anunciou sexta-feira (15) que a parceria entre EUA e Rússia para voos à Estação Espacial Internacional (ISS) será retomada, mesmo em meio à acção americana de tentar isolar Moscovo devido à guerra na Ucrânia.

O anúncio foi feito horas depois de o presidente Vladimir Putin publicar um decreto que tirou Dmitri Rogozin da chefia da agência espacial russa, Roscosmo, ele recentemente fez declarações que hostilizavam o Ocidente e se gabavam da capacidade de destruição das armas nucleares de Moscovo.

Rogozin será substituído por Iuri Borisov, nome alinhado aos militares.

O comunicado da Nasa citou que a parceria visa “garantir a segurança da Estação Espacial Internacional, proteger a vida dos astronautas e assegurar a presença contínua dos americanos no espaço” e já anunciou o primeiro intercâmbio. O astronauta americano Frank Rubio deve voar a bordo de um Soiuz, em 21 de Setembro, ao lado de dois cosmonautas russos, e a russa Anna Kikina fará parte no mesmo mês da tripulação Crew-5.

Desde que os EUA suspenderam os ônibus espaciais em 2011, até o primeiro voo privado da SpaceX para a ISS em 2020, a Nasa foi obrigada a lançar astronautas americanos comprando assentos a bordo dos foguetes Soiuz, da agência espacial russa. (folhapress).

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana