Internacional

República Centro-Africana à espera do novo Primeiro-ministro

O Primeiro-ministro da República Centro-Africana (RCA) apresentou sexta-feira a sua demissão e do seu Governo ao Presidente Faustin-Archange Touadéra, conforme o decidido no acordo de paz assinado no início deste mês entre as autoridades e os grupos armados, pelo que o país terá novo Primeiro- ministro.

A demissão ocorre 16 dias depois da assinatura de um acordo de paz entre Bangui e 14 grupos armados que operam no território do país.

Este foi o oitavo acordo de paz desde o início da crise na RCA, em 2013, e prevê designadamente a nomeação de um “governo inclusivo”. Nenhum dos sete anteriores foi cumprido.

Se já existem vários chefes ou representantes de grupos armados no Governo que agora se demitiu ou na Presidência como conselheiros, o próximo executivo deve ter uma presença mais forte de representantes dos principais grupos armados.

Por várias vezes organizações de defesa dos direitos humanos têm criticado a presença de representantes de grupos armados no Governo e em certas instâncias dirigentes centro-africanas.

Leia mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo