DestaqueInternacional

Quénia abre comissariado em Maputo

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, participou ontem, em Maputo, na cerimónia de inauguração das instalações do Alto Comissariado da República do Quénia em Maputo.

Na ocasião, Verónica Macamo lembrou que Moçambique estabeleceu a sua missão diplomática em Nairobi, em 1997, respondendo à dinâmica de cooperação que se impunha entre os dois países.

Por isso, “hoje regozijamo-nos pelo facto de o Quénia ter finalmente reciprocado este gesto com o acto que hoje testemunhámos. Acreditamos que a abertura deste alto comissariado vai agilizar, reforçar, dinamizar e aprofundar as excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois povos e governos, numa base de igualdade e benefício mútuos”, explicou Macamo.

A cerimónia coincide com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação entre Moçambique e a República do Quénia, numa cerimónia realizada quinta-feira, em Vilankulu, testemunhada pelos Presidentes Filipe Nyusi e Uhuru Kenyatta.

“É uma decisão que reflecte as excelentes relações de amizade e solidariedade entre os nossos dois povos e governos, bem como o desejo comum de estreitar e aprofundar a nossa cooperação bilateral em prol da prosperidade económica e social dos nossos países rumo ao bem-estar dos povos de Moçambique e do Quénia”, disse Verónica Macamo. Refira-se que o Acordo Geral de Cooperação estabelece o quadro geral da cooperação bilateral e abre o caminho para a assinatura de memorandos de entendimento para dinamizar a cooperação entre as duas nações nas áreas politico-diplomática, defesa e segurança, economia e sociocultural

Macamo destacou ainda o facto de Moçambique e Quénia serem dois países banhados pelo Oceano Índico, daí terem muito em comum e partilharem os mesmos desafios como, por exemplo, a governação do mar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo