Início » Pirataria em declínio

Pirataria em declínio

Por admin

A secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné, a nigeriana Florentina Adenike Ukonga, afirmou que a pirataria marítima na região “diminuiu muito nos últimos tempos” e elogiou os esforços dos países para acabar com o fenómeno.

Em declarações à imprensa no final de uma reunião com o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, a diplomata nigeriana afirmou que se nota já uma tomada de consciência sobre os efeitos e consequências negativas da pirataria no desenvolvimento da região.

Florentina Adenike Ukonga e Georges Chikoti analisaram o plano de revitalização da Comissão do Golfo da Guiné, as contribuições dos Estados membros, a melhoria da gestão marítima, pirataria marítima, pesca e imigração ilegal.

A secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné disse que a organização propõe uma nova escala de contribuições, para permitir uma maior contribuição dos países que menos pagam e incentivar os que não contribuem a fazê-lo, por uma questão de igualdade.  

Sobre a adesão de novos membros à organização, Florentina Adenike Ukonga disse que manifestaram esse interesse o Ghana e a Costa do Marfim. Recentemente, o secretário executivo-adjunto, Gilberto Veríssimo, disse que a Libéria também pretende integrar a Comissão do Golfo da Guiné.

A Comissão do Golfo da Guiné constitui um espaço geopolítico de concertação baseado na cooperação para o desenvolvimento, prevenção, gestão e resolução de conflitos, derivados da delimitação das fronteiras e exploração económica e comercial das riquezas naturais localizadas nos limites territoriais.

Criada a 3 de Julho de 2001, a Comissão do Golfo da Guiné tem como membros fundadores Angola, Congo, Nigéria, Gabão e São Tomé e Príncipe. A Guiné Equatorial, Camarões e a República Democrática do Congo assinaram o tratado de adesão mais tarde. 

Na última cimeira dos chefes de Estado e de Governo da organização, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, em 2013, os Estados membros definiram a pirataria como um desafio da organização sub-regional.

 A sede da organização está em Angola, que presidiu à organização até à cimeira de Malabo, passando o testemunho para a Guiné Equatorial.  Em Julho passado, o presidente em exercício da Comissão do Golfo da Guiné, Teodoro Obiang Nguema, afirmou, durante as comemorações dos 14 anos da organização, que as razões que levaram ao estabelecimento da organização sub-regional se mantêm-se válidas e que, no actual momento, a crise económica e financeira mundial, somado às correntes do terrorismo, a pirataria marítima, o narcotráfico, entre outros fenómenos que afectam os Estados, são motivo de preocupação e realçam a necessidade de coordenar os esforços para a luta comum.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana