Início » Piloto da British Airways planeou despenhar avião

Piloto da British Airways planeou despenhar avião

Por admin

• Robert Brown estava destacado para pilotar um Boeing 747 de Londres até Lagos, na Nigéria

Um piloto da British Airways preso em 2010 pelo homicídio da mulher planeou fazer despenhar um avião no dia seguinte ao crime, antes de ser apanhado.

Robert Brown estava destacado para pilotar um Boeing 747 de Londres até Lagos, na Nigéria, mas acabou por desistir da ideia. A família da mulher de Brown considera que o desastre causado por Andreas Lubitz mostra que cinco anos depois as companhias aéreas ainda não estão a fazer o suficiente para monitorizar a saúde mental das tripulações.

A família de Joanna, morta pelo marido em 2010, quando estavam em processo de divórcio, ouviu o piloto assumir, em tribunal, que chegou a planear suicidar-se aos comandos de um avião, para "marcar uma posição", escreve o jornal britânico The Telegraph. E alerta que as companhias não estão a fazer o suficiente para monitorizar a saúde mental das tripulações.

Brown disse no julgamento que não queria ser "outro marido que mata a mulher e depois se suicida e ninguém se importa". "Pensei que se fosse trabalhar podia despenhar um avião, ou voar até Lagos e despenhar-me lá. Queria marcar uma posição", afirmou em tribunal. Em vez disso, no dia a seguir a ter matado a mulher, meteu baixa e foi preso pela polícia.

Uma amiga da mulher de Robert Brown, Hetti Barkworth-Nanton, disse ao jornal que há "coincidências arrepiantes" entre os casos de Brown e Andreas Lubitz, que na terça-feira se despenhou aos comandos de um Airbus A320 com mais 149 pessoas a bordo. "Nenhum deles devia poder voar e pôr a vida dos seus passageiros em risco. Em ambos os casos existiam sinais que as companhias aéreas deviam ter percebido. Os sinais de alerta estavam lá".

Há outros desastres aéreos nos últimos anos em que se suspeita da intenção dos pilotos. O mais recente foi o acidente de um voo da LAM que ligava Maputo a Luanda, e que tirou a vida a 33 pessoas.

(In dn.pt)

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana