Sociedade

SAÚDE: Tchambalakati (chá príncipe) ajuda na digestão

É isso mesmo. Pelas suas propriedades anti-sépticas, é capaz de matar as bactérias prejudiciais e parasitas no intestino, além de promover o repovoamento de bactérias boas no cólon, que ajudam na digestão. Isso ajuda a tratar problemas digestivos como indigestão, constipação, azia, diarreia, distensão abdominal, flatulência e vómitos.

Nutricionalmente, é uma boa fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de conter também vestígios de vitaminas que fazem parte do complexo B.

Veja outros benefícios:

Anti-depressivo

Ele actua como anti-depressivo, na libertação de serotonina, uma substância química no cérebro que combate a depressão. Ajuda, também, no aumento da auto-estima, confiança, na melhoria do seu humor e alívio do stress. Um copo de chá de capim-cidreira ajuda a relaxar e descansar melhor para começar bem um novo dia, pois tem propriedades sedativas e outras que aumentam a duração e qualidade do sono.

Limpa e desintoxica

A natureza diurética do chá faz com que você urine com mais frequência ajudando a eliminar toxinas, ácido úrico e o colesterol ruim. Também ajuda a purificar o fígado, rins, bexiga, pâncreas, além de desempenhar um papel-chave no aumento da circulação sanguínea.

Melhora gripes e resfriados

Tem propriedades antibacterianas e antifúnficas para ajudar o seu corpo a lidar com a tosse e com a febre. Além disso, a Vitamina C estimula o sistema imunológico para combater infecções, bem como dores de cabeça resultantes de um resfriado ou gripe.

ATENÇÃO:Apesar de ser óptimo para as mães que já têm os seus filhos, o chá de tchambalakati deve ser evitado se você estiver grávida. Um estudo mostrou que as substâncias nela encontradas, como citral e mirceno, causam defeitos de nascença em ratos. Então, ninguém sabe se pode causar algum problema em mulheres grávidas.

Fonte:Adaptado Dorminhoco.com 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo