A Comissão Eleitoral do Malawi (MEC) poderá anunciar, hoje, os resultados das eleições presidenciais de 16 de Setembro, numa altura em que o Director de Mídia e Relações Públicas do MEC, Sangwani Mwafulirwa, lançou a informação segundo a qual a comissão ainda estava a analisar os resultados eleitorais pendentes.
Avançou ainda que o MEC pretende divulgar o resultado final às 14h deste dia 24 de Setembro. Mwafulirwa rejeitou as especulações que ligavam o atraso a uma liminar alegadamente solicitada pelo Partido do Congresso do Malawi (MCP).
Entretanto, o ex-presidente do Malawi, Peter Mutharika, assumiu uma vantagem confortável na corrida presidencial do país, com dois terços dos distritos, relatam resultados provisórios.
O político de 85 anos recebeu cerca de 66% dos votos válidos contados até agora, com seu rival mais próximo, o actual presidente Lazarus Chakwera, de 70 anos, perdendo cerca de 24%.
Os resultados declarados até agora indicam que Mutharika venceu em áreas conhecidas como fortalezas de Chakwera, incluindo a capital, Lilongwe e Nkhotakota.