A pouco menos de um mês para as eleições tanzanianas, o candidato presidencial do Chama Cha Mapinduzi ( CCM) John Magufuli ganharia com sessenta e dois porcento dos votos contra trinta e um por cento do seu principal rival e candidato da coligação de quatro partidos da oposição Edward Lowassa se as eleições tivessem sido realizadas esta semana – indica uma sondagem divulgada pela organização IPSOS.
Um total de oito candidatos concorrem as presidenciais mas apenas dois tem chances para para ganhar as eleições de 25 de Outubro, sendo o mais provável vencedor o candidato do CCM John Magufuli.
A única candidata feminina que disputa as presidenciais Anna Mughwira ficaria com 0.3 por cento enquanto sete por cento dos inquiridos responderam que não apoiam nenhum candidato.
Relativamente as legislativas o CCM vai a frente nas preferências do eleitorado com com 60 porcento em termos de reputação, enquanto o CHADEMA está com vinte e nove por cento, seguido do CUF ( três por cento), NCCR Mageuzi ( um por cento) e Ukawa ( um por cento).
A sondagem foi conduzida entre 5 e 22 de Setembro corrente e cobriu 1836 inquiridos na parte continental da Tanzânia.
A pesquisa mostra que John Magufuli segue em frente com sessenta a sessenta e três por cento dos votos nas áreas urbana e rural, enquanto Edward Lowassa consegue entre 30 a 32 por cento.
Magufuli parece ser um dos preferidos dos eleitores do sexo feminino, com a sondagem a mostrar que ele consegue 67 por cento do voto feminino e 56 por cento do voto masculino, ao contrário do que acontece com Edward Lowassa que soma 39 por cento do voto masculino e 24 por cento das mulheres.
Esta última sondagem segue-se a mais recente da organização não-governamental Twaweza que apurou que o Doutor Magufuli lidera a tendência de voto com 65 por cento contra 25 por cento de Edward Lowassa. No entanto, os resultados desta pesquisa foram contestados pela oposição alegando que não correspondem a realidade.
Noutras sondagens que tem sido realizadas nos últimos tempos, os eleitores acreditam que o CCM, o partido no poder tem capacidade para resolver as questões candentes, como estradas, infra-estruturas, abastecimento da água e educação.
O público confia ainda no CCM quanto a solução dos problemas económicos, energia e cuidados de saúde.
Os tanzanianos vão `as urnas no próximo dia 25 de Outubro para a escolha do Presidente da República, dos deputados a Assembleia Nacional e dos membros dos órgãos locais.
A Tanzânia é um dos países pacíficos e politicamente estáveis do continente africano, com uma população de cerca de cinquenta milhões.