Início » João Lourenço reeleito presidente com 98,04 por cento dos votos

João Lourenço reeleito presidente com 98,04 por cento dos votos

Por Idnórcio Muchanga

O Presidente do MPLA, partido no poder em Angola, João Lourenço, foi reeleito no cargo na sexta-feira (10) por 98,04 por cento, sem surpresas, sendo assim o candidato à presidência nas eleições de 2022.

Do universo de 2.965 delegados ao VIII Congresso que decorreu em Luanda, 33 votaram contra e 13 se abstiveram, enquanto foram registados quatro votos nulos e dois votos em branco.

Noutra decisão, como anunciado anteriormente, o Comité Central passa de 497 para 693 membros, com paridade de género e com uma taxa de até 30 por cento de membros com até 35 anos.

Dos 2.644 votos válidos, 2.466 aprovaram a constituição do Comité Central, 97 votaram contra e 40 se abstiveram. Lourenço, Presidente da República, foi o candidato único, depois de o militante António Venâncio ter anunciado a sua intenção de candidatar-se à liderança do partido, o que não chegou a efectivar-se por não ter conseguido as duas mil assinaturas de membros requeridas pelos estatutos. Assim, ele acusou o MPLA de “bloqueio” à sua candidatura e recorreu ao Tribunal Constitucional para impedir a realização do congresso, mas a providência cautelar foi indeferida na quarta-feira da semana passada.

voaportugues.com

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana