Início » Iraque entre o “bem” e o “mal” por que caminho optar?

Iraque entre o “bem” e o “mal” por que caminho optar?

Por Idnórcio Muchanga

O Iraque está diante de uma difícil escolha sobre que lado abraçar: o do bem ou o do mal. Enquanto, de um lado, os EUA (país do “eixo do bem”) procuram isolar e encurralar o Irão (país do “eixo do mal”), o país persa procura libertar-se das amarras e “namora” os iraquianos de modo a minimizar os efeitos do anti-iranianismo dos norte-americanos. À medida que a tensão entre os EUA e Irão aumenta, com Washington a intensificar as sanções contra Teerão e o parlamento desta última a aprovar uma lei que considera terroristas os militares da primeira, o Iraque encontra-se preso no meio e pressionado a fazer uma escolha. O ponto é que o Iraque, não só, não aventa a hipótese de abandonar os seus “libertadores” das masmorras de Saddam Hussein, como também não vislumbra alienar os “libertadores” das masmorras do Estado Islâmico.

A expressão “eixo do mal” foi cunhada pelo antigo presidente dos EUA, George Bush, em 2002, no seu informe anual sobre o Estado da união. No seu discurso em 29 de Janeiro, Bush usou pela primeira vez a expressão “eixo do mal”, em oposição ao “eixo do bem”, para fazer referência aos países que considerava hostis ou inimigos dos EUA. A esse grupo de países – que incluía o Irão, o Iraque, a Coreia do Norte e a Síria – o presidente dos EUA acusava serem apoiantes do terrorismo e serem portadores ou com ambições e avanços significativos para a posse de armas nucleares. Nos seus discursos subsequentes, Bush serviu-se da expressão para moldar a política externa do seu país e legitimar a sua anunciada guerra contra o terrorismo.

Foi no âmbito da implementação das estratégias traçadas contra o terror e o “eixo do mal” que os EUA “libertaram” o Iraque das masmorras de Saddam Hussein. Após a sua libertação, o Iraque foi removido da lista do “eixo do mal”, dado que a era pós-Saddam Hussein passou a ser marcada por uma maior aproximação do país aos interesses dos EUA. Desse modo, na perspectiva de Washington, o Iraque devia entrar na “coligação” daqueles países que combatem os membros do “eixo do mal”. Isto significaria o corte de relações com o Irão, impondo-lhe sanções económicas tal como Washington comanda, pois isso fortaleceria ainda mais o encurralamento dos persas.

Por Edson Muirazeque *
edson.muirazeque@gmail.com

Você pode também gostar de:

1 comment

ex009 30 de Janeiro, 2024 - 11:02

Thanks for your article. My partner and i have always noticed that most people are eager to lose weight simply because they wish to appear slim in addition to looking attractive. However, they do not continually realize that there are many benefits just for losing weight in addition. Doctors assert that obese people have problems with a variety of conditions that can be directly attributed to the excess weight. Thankfully that people that are overweight as well as suffering from different diseases can help to eliminate the severity of their illnesses by losing weight. You are able to see a constant but noted improvement with health whenever even a slight amount of fat loss is obtained.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana