Internacional

Indústrias chinesas investem na Tanzania

A Tanzânia deverá ter  500 indústrias de investidores chineses nos próximos cinco anos num programa que se estende para Quénia e Etiópia.

O embaixador tanzaniano acreditado na China, o tenente-general Abdulrahaman Shimbo disse em Dar-es-Salaam que o governo chinês vai começar com cem indústrias e que esta era uma boa notícia para o país.

Esta é uma boa notícia e é um ponto de maturidade  nas relações bilaterais que partilhamos com a China, a vinda dessas indústrias e é também um desafio em termos da nossa preparação para esses investimentos”- explicou Abdulrahaman Shimbo

O embaixador Shimbo disse ainda que o centro de investimentos já foi instruído para se preparar, acrescentando que embora existam algumas áreas que estão prontas, outras ainda aguardam pela conclusão.

Afirmou também que antes da sua nomeação havia visitado a China em várias ocasiões, mas o ritmo de desenvolvimento nos últimos anos tem sido fenomenal e que a Tanzânia pode aproveitar o exemplo chinês.

O director para Ásia e Austrália no ministério tanzaniano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mbelwa Kairuki, realçou que nalguns dos seus co-cidadãos houve um equívoco quanto à alegação de que a Tanzânia ganha muito pouco da China, o que realmente não corresponde à verdade.

Kairuki disse que em 2014 o volume do comércio totalizou 3.7 biliões de dólares, enquanto seis mil tanzanianos foram à China para fazer negócios de vária ordem, para além do capital privado de mais de 2.5 biliões de dólares de empréstimos, tendo sido a Tanzânia o maior receptor do apoio financeiro da China do ano passado.

“Recentemente, os média anunciaram que um centro  industrial africano será construído no Quénia. Uma vez concluída a ligação com a TAZARA através da linha central de Bagamoyo, este será certamente o centro nervoso industrial”- citou.

No que diz respeito ao desenvolvimento ferroviário, o embaixador Kairuki disse que proximamente os ministros dos Transportes da Tanzânia e da Zâmbia vão viajar para China para obter um relatório técnico sobre a modernização da linha ferroviária TAZARA que liga os dois estados africanos.

O director para Assuntos Africanos no ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Li Suntian, disse que as empresas chinesas estão comprometidas a realizar um trabalho de qualidade em África.

Por seu turno o embaixador chinês na Tanzânia, Lu Youqing, disse que os fundadores da China e da Tanzânia desempenharam esforços notáveis para cimentar as relações cordiais que existem e que essa relação precisa de ser estimulada.

Youqing disse ainda que o progresso que a China tem tido nas últimas décadas pode ser estimulado em África e na Tanzânia, em particular, desde que se concentre em tecnologia, economia e mercado.

“África tem a vantagem de ter uma população e mercado, atraindo igualmente investidores devido às políticas favoráveis”- disse o diplomata chinês.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo