Artes & Letras

Escritor francês vence Nobel da Literatura

O escritor francês Patrick Modiano, de 69 anos, foi anunciado quinta-feira como vencedor do Nobel de Literatura 2014. A escolha foi divulgada em um evento decorrido  na cidade de Estocolmo, na Suécia. Além do título, o escritor ganha 8 milhões de coroas suecas (R$ 2,66 milhões).

Segundo o corpo do júri da premiação, Mondiano foi escolhido por causa  "da arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inapreensíveis".

As obras de Modiano são centradas em temas como a memória, o esquecimento, a identidade e o sentimento de culpa. Sobre os contos do autor, o perfil destaca que "são construídos sobre uma base autobiográfica" e que jornais e entrevistas servem como ponto de partida. A cidade de Paris é cenário recorrente em seus romances, quase um personagem.

Mondiano é o 11º autor nascido na França a ser premiado. O mais recente foi Jean-Marie Gustave Le Clézio, em 2008. Antes do anúncio, eram apontados como favoritos nomes como o queniano Ngugi wa Thiong'o, o japonês Haruki Murakami e a bielorrussa Svetlana Aleksijevitj.

Peter Englund, secretário permanente da Academia sueca, afirmou que Modiano é um nome bem conhecido na França, mas não em todos os lugares. Disse que seu livro mais famoso é "Uma rua de Roma", que conta a história de um detective que perde a memória. "Você pode ler facilmente um de seus livros à tarde, ir jantar, e ler outro livro à noite".

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo