Início » General Petraeus defende ataques cirúrgicos no Iraque

General Petraeus defende ataques cirúrgicos no Iraque

Por admin

O general David Petraeus, ex-comandante das tropas norte-americanas no Iraque, declarou-se favorável a ataques cirúrgicos contra os islamitas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, EIIL, em entrevista ao jornal 'Daily Telegraph'.

"Se o Presidente Barack Obama e outros dirigentes concluírem que a ameaça do EIIL é importante, apoio ataque cirúrgicos, contra elementos do EIIL", disse Petraeus, ex-diretor da CIA, alertando que os jihadistas sunitas são "bem mais do que um grupo terrorista, parecem um exército terrorista, que consegue grandes recursos financeiros pela pilhagem de bancos e outras actividades criminosas".

Petraeus comandou, em 2003, a 101ª Divisão Aerotransportada, durante a movimentação do V Exército para Bagdad, a capital do Iraque, foi o primeiro comandante da Força Multinacional de Segurança da Transição no Iraque e entre 2006 e 2007 chefiou em solo iraquiano a Força Multinacional. O general ficou conhecido pela sua estratégica de contra-insurreição e aumento de tropas no Iraque que ficou conhecida como "The Surge".

"Devemos compreender que o EIIL representa uma ameaça não só para o Iraque, mas também para o Reino Unido e para outros países", disse Petraeus, na entrevista hoje publicada por aquele jornal britânico. As declarações do general, que se demitiu da CIA, em 2012, após um escândalo extraconjugal, surgem um dia depois de o Presidente dos EUA ter anunciado o envio de 300 conselheiros militares para o Iraque.

Barack Obama sublinha, porém, que Washington está preparada "para uma acção militar cirúrgica e precisa se e quando (…) a situação no terreno o exigir".

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana