Início » ERA UMA VEZ O AR CONDICIONADO

ERA UMA VEZ O AR CONDICIONADO

Por admin

Tinha dificuldades em perceber fracções, mas aos 25 anos Wills H. Carrier inventou um aparelho que revolucionou a qualidade de vida de milhões de pessoas: o ar condicionado. Faleceu há 64 anos.

Estamos a 7 de Outubro de 1950, dia da morte de Willis H.Carrier, o inventor do ar condicionado. Falecia uma engenheiro mecânico que melhorou substancialmente a qualidade de vida na sociedade moderna.

Nascido em Nova Iorque, Carrier tinha apenas 25 anos quando inventou o sistema de ar condicionado. Tudo começou num dia de nevoeiro. Enquanto esperava pelo comboio no cais, percebeu que podia secar o ar, passando-o por água, para criar nevoeiro. Ao fazer isto, podia fabricar ar com quantidades específicas de humidade.

Carrier trabalhava numa fábrica de aquecedores, ventiladores e sistemas de exaustão de ar. Ao tentar resolver uma problema para uma empresa de litografia, que não conseguia uma boa qualidade de impressão por causa das variações de temperatura e humidade, apresentou os desenhos do actual ar condicionado. A 17 de Julho de 2902, o primeiro sistema foi posto a funcionar.

Carrier usou os seus conhecimentos sobre aquecimento de objectos através do vapor e inverter o processo. Em vez de canalizar o ar em tubos quentes, fazia-o por tubos frios, arrefecidos por água. O ar era arrefecido, e a percentagem de humidade controlada, o que por sua vez permitia controlar a temperatura de uma divisão. Após vários anos de testes e aperfeiçoamentos, Willis patenteou o invento a 2 de Janeiro de 1906, chamando-lhe “aparelho para o tratamento do ar”. O humidificador acabou por ser uma das suas criações mais importantes, já que permitia tratar pessoas com doenças respiratórias.

O primeiro aparelho de ar condicionado foi vendido em finais de 1906 ao LaCrosse National Bank, em Wisconsin, EUA. Rapidamente se percebeu o potencial do invento, e Willis fundou em 1915 a Carrier Air Conditioning Company of América. As empresas Têxteis do sul dos EUA foram as primeiras a usar o sistema, seguindo-se as indústrias do tabaco, os Laboratórios farmacêuticos e as padarias. Em 1930, cerca de 300 cinemas nos EUA tinham já instalado sistemas de ar condicionado Carrier. Com o tempo, os aparelhos de ar condicionado passaram a ser vendidos para uso doméstico e em automóveis e o seu tamanho diminuiu significativamente.

E pensar que tudo isto foi inventado por um menino que tinha dificuldade em perceber as fracções.

A mãe de Willis explicou-lhe o conceito ao cortar uma maçã em várias fatias. Willis disse mais tarde que esta lição fora a mais importante de todas, pois ensinara-lhe o valor de resolver problemas de forma inteligente.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana