O Presidente da República, Daniel Chapo, afirmou ontem, em Blantyre, que a sua visita de trabalho à República do Malawi serviu para consolidar as relações de amizade, cooperação e solidariedade entre os dois países, reforçando, em particular, os laços económicos e diplomáticos.
O Chefe do Estado moçambicano falava após testemunhar a investidura do Presidente Arthur Peter Mutharika, tendo destacado o compromisso mútuo com o desenvolvimento e a integração regional.
Explicou que a deslocação ao Malawi teve como principal objectivo marcar presença na cerimónia de investidura de Arthur Mutharika como o sétimo Presidente da República de Malawi e transmitir as felicitações do povo moçambicano ao novo líder daquele país vizinho.
Saudou ainda os malawiano pelo “exemplo de maturidade democrática” demonstrado nas eleições de 16 de Setembro. “O povo malawiano deu exemplo ao continente africano e ao mundo sobre o processo democrático. E nós vimos aqui para felicitar o povo malawiano”, disse o Presidente Chapo. Reafirmou a vontade do seu Governo em aprofundar as relações bilaterais, especialmente nos domínios económico e comercial. “Queremos estreitar as nossas relações comerciais com Malawi, consolidá-las, porque é do conhecimento de todos que Malawi tem usado os nossos portos. Estou a falar dos portos da Beira e de Nacala”, destacou. Leia mais…