O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou uma nova taxa aduaneira global de 10% para todos os países, a entrar em vigor dentro de alguns dias. A declaração acontece depois de, na sexta-feira (20), o Supremo Tribunal dos Estados Unidos ter anulado as tarifas elevadas sobre importações de quase todos os parceiros comerciais dos EUA impostas em Abril do ano passado, considerando que Trump teria excedido a autoridade constitucional.
O corpo de juízes concluiu tentar a decisão, por seis votos contra três, o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, escreveu que “quando o Congresso delegou os poderes tarifários, fê-lo em termos explícitos e sujeito a limites rigorosos”.
Entretanto, em conferência de imprensa, Donald Trump classificou a decisão como “profundamente decepcionante” e acusou o Supremo Tribunal dos Estados Unidos de ter cedido a influências estrangeiras.
Em declaração a jornalistas, Trump ainda disparou contra os juízes, “tenho vergonha de certos membros da Corte, que não tiveram coragem de fazer o que é certo para o nosso país. Para mim, eles cederam a interesses estrangeiros”, disse.
Ademais, o republicano afirmou que há métodos ainda mais fortes à sua disposição para impor novas tarifas comerciais. Deste modo, declarou que outras saídas serão usadas pelo seu governo a fim de impor tarifas de importação que consideram práticas comerciais leias que permitirão aos EUA arrecadar muito mais dinheiro.

