Início » Crise económica e social despoleta xenofobia na RAS

Crise económica e social despoleta xenofobia na RAS

Por Idnórcio Muchanga

Comerciantes estrangeiros, sobretudo aqueles que se encontram em situação de permanência ilegal por falta de documentos, vivem em estado de alerta na cidade de Soweto e no município de Alexandra, na província de Gauteng, na África do Sul, devido a uma onda de protestos violentos protagonizados pelos nativos através de um movimento designado Dudula.

Desde finais de Fevereiro, a “operação Dudula”, cuja tradução literal significa “voltar para casa”, tem protagonizado actos de violência contra vendedores de rua estrangeiros alegadamente porque estes “roubam-lhes” os postos de trabalho.

Importa realçar que Soweto, mesmo com a categoria de cidade, e Alexandra são dos maiores subúrbios sul-africanos habitados pela população pobre onde há problemas de saneamento, electricidade, elevadas taxas de desemprego e analfabetismo.

Por causa disso, é onde se concentra maior número de imigrantes ilegais que vivem do comércio informal enquanto outros enveredam pelos caminhos do crime e tráfico de drogas. Leia mais…

Texto de Eduardo Changule

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana