Início » CPLP deixou de ser importante para o Brasil com Bolsonaro

CPLP deixou de ser importante para o Brasil com Bolsonaro

Por Idnórcio Muchanga

O antigo Presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso defendeu ontem que é “importante” o seu país manter-se na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas acha que o actual Governo brasileiro não vê interesse na organização.

“Como atitude é bom que o Brasil se mantenha na CPLP. Economicamente não, mas culturalmente é importante. Mas os brasileiros muitas vezes não sabem disso”, afirmou Fernando Henrique Cardoso.

Porém, o ex-Presidente não vê que a organização “tenha interesse” para o actual governo brasileiro, liderado por Jair Bolsonaro.

“O Governo de Bolsonaro não demonstrou até agora, na política externa, outros interesses que não sejam com os Estados Unidos. Com o mundo ocidental cristão”.

Ora, sendo o maior cliente do Brasil a China, “esse é um problema objectivo”, afirmou.

Para o antigo Presidente, o seu país “não pode tomar uma posição antecipadamente a favor de um dos lados (…). Temos é de ver qual é o nosso interesse nacional”.

Mas, neste momento, o Brasil está “um pouco paralisado por uma luta ideológica, que não tem nada a ver com o interesse real das pessoas do Brasil”, referiu. Leia mais…

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana