Internacional

Brexit: escasseia a lucidez no Parlamento Britânico

A aproximação da data (29 de Março de 2019) prevista para a saída do Reino Unido da Grã-Bretanha da União Europeia num processo conhecido como Brexit exige do Parlamento Britânico um posicionamento definitivo. Contra todas as expectativas e depois de seis votações, duas a 15 e 16 de Janeiro e 4 entre 12 e 14 de Março de 2019, o parlamento não conseguiu criar consenso sobre a suposta desejada saída da União Europeia.

No debate de Janeiro o Parlamento rejeitou o acordo preliminar alcançado entre o Governo Britânico e a União Europeia com 432 votos contra e 202 a favor e no dia seguinte (16 de Janeiro) o Partido Trabalhista apresentou uma monção de censura contra o governo de Teresa May, e a monção foi rejeitada com 325 contra e 306 a favor. A sobrevivência do governo de May implicou a manutenção da responsabilidade de continuar a gerir o processo de Brexit e para tal Teresa May desdobrou-se em negociações para alteração das disposições do acordo com Bruxelas. Um exercício que se mostrou inútil porque Bruxelas rejeitou qualquer possibilidade de voltar a discutir o acordo preliminar alcançado em Novembro de 2018.

Diante da inflexibilidade da União Europeia e a aproximação da data da saída, o parlamento britânico atravessa neste momento uma crise de tomada de decisão e, consequentemente, diminuiu a lucidez dos parlamentares. A prova da crise e escassez de lucidez são as quatro votações que se sucederam em apenas 3 dias, 12, 13 e 14 de Março corrente. Durante estes três dias o parlamento britânico votou sucessivamente sobre: (i) a aceitação do acordo preliminar com Bruxelas, (i) o adiamento do Brexit, (iii) a saída sem acordo e (iv) o segundo referendo.

No que diz respeito ao primeiro ponto, acordo preliminar com Bruxelas, este foi chumbado pela segunda vez, com 391 votos contra e 242 a favor, depois de ter sido chumbado em Janeiro. O segundo ponto, o adiamento do Brexit, teve uma apreciação positiva do parlamento com 412 votos a favor e 202 contra. Em relação aos últimos pontos, ambos foram rejeitados com 321 votos contra 278 a favor da saída sem acordo e com 334 votos contra e 85 a favor de um segundo referendo. Importa salientar que na votação sobre o segundo referendo os parlamentares do Partido Trabalhista abstiveram-se sob o argumento de que ainda não era tempo de se exigir o segundo referendo.

Por Paulo Mateus Wache*

PWache2000@yahoo.com.br

One Comment

  1. Unquestionably believe that which you stated. Your favorite reason appeared to be on the net the simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people think about worries that they plainly do not know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo