Início » Arqui-rivais do Golfo Pérsico decretam tréguas nas suas desinteligências!

Arqui-rivais do Golfo Pérsico decretam tréguas nas suas desinteligências!

Por echangule

Irão e Arábia Saudita, os dois maiores rivais do Golfo Pérsico, decidiram, r e c e n t e m e n t e , dar um passo rumo à normalização das relações diplomáticas bilaterais.

Na semana passada foi reportado que três diplomatas iranianos haviam aterrado em Jeddah, na Arábia Saudita, para reabrir o escritório do representante iraniano na Organização da Cooperação Islâmica (OCI).

Tendo em conta que os dois países têm travado uma “luta titânica” pelo domínio da região do Golfo, em particular, e do Médio Oriente, em geral, tudo indica que Teerão e Riade decidiram decretar tréguas nas suas desinteligências.

A pergunta por responder é se a reaproximação diplomática irá ou não eliminar as razões da inimizade entre Terrão e Riade. O Irão e a Arábia Saudita, dois países vizinhos na região do Médio Oriente, cortaram relações diplomáticas em 2016.

A rixa diplomática entre os dois arqui-rivais resultou do ataque, por multidões enfurecidas, à embaixada saudita em Teerão e um consulado em Mashhad. A fúria dos manifestantes iranianos era uma resposta à execução de um proeminente líder religioso xiita, o clérigo Sheikh Nimr al-Nimr, no Reino da Arábia Saudita. Leia mais…

TEXTO  DE EDSON MUIRAZEQUE

 edson.muirazeque@gmail.com

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana