Internacional

Antiaéreas S400 na Turquia: a dolorosa agonia da OTAN!

Grande parte do debate geopolítico dos séculos XIX e XX dedicou-se a responder à pergunta: como o estado pode aumentar o seu poder nacional diante da competição crescente nas relações internacionais? Autores como Alfred Tayer Mahan (americano) e Halford Mackinder (britânico) e Nicholas Spykman (americano) tentaram responder com algum sucesso a esta pergunta.

Para Mahan, os EUA não precisavam de colónias, precisavam, isso sim, de construir um império informal com comércio baseado no princípio de portas abertas e um cordão de bases navais em zonas turbulentas. Por sua vez, Halford Mackinder argumentou que esse aparente aumento de poder nacional de um estado ocidental não pode superiorizar-se aos estados localizados na Eurásia porque esta região está no coração da terra, é uma área pivot. Uma região inacessível ao poder naval e, por isso mesmo, concluiu que quem dominar a Eurásia domina o coração da terra e quem dominar o coração da Terra dominará o mundo.

A conclusão de Mackinder desanimou os americanos que se tinham empolgado com as conclusões de Mahan. Foi Nicholas Spykman que devolveu o ânimo aos americanos com a sua teoria de Rimland. Spykman argumentou que a Eurásia só é poderosa porque tem alianças com países costeiros e, nesse sentido, a área pivot não é então a Eurásia, mas sim as margens (rimland) da Eurásia. Portanto, quem controlar o rimland da Eurásia dominará a Eurásia, quem dominar a Eurásia dominará o mundo. Por isso, Spykman recomendou o estabelecimento de bases navais nas margens da Eurásia com o fito de dominar o mundo.

Foi por causa da recomendação de Spykman que os EUA dedicaram-se a criar organizações militares para controlar as margens da Eurásia. Em 1949, os EUA criaram a Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) para controlar o rimland Ocidental; em 1954, criaram a Organização do Tratado Centro (OTCEN) para controlar o rimland central; no mesmo ano foi criada a Organização do Tratado Sudeste (OTSE) para controlar o rimland sudeste.

Tendo em conta o objectivo estratégico dos EUA, o de controlar os rimland da Eurásia, para impedir a prosperidade dos estados localizados naquela região, principalmente a Rússia, a Turquia é a carta AZ do baralho estratégico dos EUA. Esta relevância da Turquia deriva do facto de ser a porta de entrada e de saída (através dos estreitos de Dardanelos e Bósforo) para a Rússia aceder aos mares e oceanos navegáveis e por essa via fazer o comércio internacional. A atitude da Turquia de comprarantiaéreas S400 russas representa não apenas a vontade da mudança estratégica da Turquia a desfavor dos EUA, mas uma afronta à OTAN, organização ocidental a que pertence. Leia mais…

Por Paulo Mateus Wache*

PWache2000@yahoo.com.br

One Comment

  1. Many thanks for sharing most of these wonderful discussions. In addition, the optimal travel plus medical insurance program can often eradicate those considerations that come with touring abroad. Some sort of medical emergency can before long become too expensive and that’s guaranteed to quickly put a financial stress on the family’s finances. Having in place the ideal travel insurance program prior to leaving is well worth the time and effort. Cheers

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo