Um total de 357,2 milhões de barris de petróleo bruto, foi exportado por Angola ao longo do quarto trimestre do ano passado. A exportação do chamado “ouro negro” resultou na arrecadação de uma receita bruta estimada em seis mil milhões de Dólares.
Conforme revelou o secretário de Estado para o Petróleo e Gás daquele país, José Raposo, a China e a Índia foram os principais mercados de destino do crude angolano nos últimos três meses do ano findo. “Angola exportou aproximadamente 357,2 milhões de barris de petróleo bruto, comercializados ao preço médio de 68.43 Dólares por barril. Perfaz um valor bruto de 24.44 mil milhões de Dólares”, frisou.
Esclareceu que, em 2025, para aqueles principais mercados, no que se refere à China, a exportação representou 58.57 por cento, sendo que o volume exportado para a Índia foi de 11 pontos percentuais. Revela também que o volume exportado representa um aumento de cerca de três por cento face ao período do terceiro trimestre de 2025 e uma redução de 4.56 por cento em relação ao período homólogo de 2024.
Quanto ao valor bruto correspondente ao volume exportado, verificou-se uma redução de 19.42 por cento, em termos homólogos, face à 2024, e de cerca de sete por cento comparado ao trimestre anterior. Quanto ao gás natural, Angola exportou 1,7 milhão de toneladas métricas, no valor bruto de cerca de 830 milhões de Dólares.

